Secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial visita a Sede

 

Foto: Amanda Perobelli

A Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racimo do Sindicato rece­beu na Sede no último sábado, dia 28, o secretário executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presi­dência da República, a Seppir, Ronaldo Crispim Sena Barros, que fez um balanço sobre as conquistas e desafios da popula­ção negra no País.

A atividade aconteceu após inaugura­ção do Centro de Referência da Popula­ção Negra, em Santo André, considerado um importante equipamento público para atender as vítimas de racismo e dar voz à população.

“Agora a população negra tem um lugar que se reconhece. Um local que ofe­rece acesso à sua cultura, à sua história”, declarou Ronaldo. “Este será um espaço para debates e fóruns que irão trazer avanços significativos à região”, afirmou o secretário.

Para o coordenador da Comissão, José Laelson de Oliveira, o Leo Superliga, a vinda do secretário foi muito impor­tante porque estabeleceu um elo ainda mais forte de discussão entre a região e Brasília. “Ronaldo se mostrou disposto a nos ajudar na manutenção da nossa luta contra a desigualdade racial”, destacou.

Hoje o Brasil tem, pelo menos, 54% da população negra e a representatividade em cargos de liderança são pequenos, dentre os 513 deputados federais, apenas 20% são negros. Com isso, as pautas de igualdade racial são em volume menor.

O secretário ressaltou ainda que cele­brar o Dia da Consciência Negra não é só em novembro, mas uma reflexão diária. “A dívida histórica é muito grande, a população negra viveu sempre à margem do sistema, sempre foi marginalizada. O preconceito é ainda tão intenso que muitas cidades nem consideram o dia 20 de novembro feriado”, disse.

“Mas é importante ser feriado porque a data faz as pessoas lembrarem anualmen­te sobre esse tema e buscar vencer essas barreiras”, concluiu Ronaldo.

Da Redação.