Segredo: novo Honda HR-V será primeiro híbrido flex da marca no Brasil
Previsto para 2028, SUV compacto nacional de terceira geração fará a estreia do sofisticado conjunto 1.5 e: HEV flex
Em 2024, a Honda fez um anúncio de investimento de R$ 4,2 bilhões para o Brasil. Uma parte desse valor foi usada para o desenvolvimento do novo WR-V, que acabou de ser lançado em nosso mercado e será produzido em Itirapina (SP) ao lado da família City e do HR-V. O SUV, inclusive, já tem uma lista oficial de preços, versões e equipamentos.
O restante vai ser aplicado na criação de um inédito motor híbrido flex. Também no ano passado, o então vice-presidente comercial da Honda, Roberto Akiyama, já havia contado em entrevista ao podcast CBN Autoesporte que esse novo motor híbrido flex só chegará ao mercado brasileiro em 2028. Agora, Autoesporte pode afirmar que o responsável pela estreia será a quarta geração global e terceira geração nacional do HR-V.
Documentos obtidos por nossa reportagem apontam que o novo Honda HR-V brasileiro vai ser o primeiro produto local da Honda a adotar o motor 1.5 e: HEV. Sua base é o mesmo propulsor aspirado de 1,5 litro, quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta que já equipa toda a gama nacional da marca, desde os City sedã e hatch até as versões de entrada do próprio HR-V, passando pelo novato WR-V.
A chegada do novo Honda HR-V híbrido no Brasil está prevista para 2028, mesmo ano em que a quarta geração global do SUV deve ser lançado em outros países de Europa e Ásia. A plataforma é a mesma GSC (sigla em inglês para Global Smart Cars) que serviu tanto à atual quanto à penúltima geração do SUV compacto, porém com mudanças profundas na carroceria e arquitetura eletrônica.
Do AutoEsporte