Segurança é coisa séria
Acidente no trabalho na Petrobras – Uma pane elétrica provocou desequilíbrio e por pouco não perdemos mais uma plataforma, desta vez a P-34.
Trabalhadores alertaram – Desde maio os trabalhadores vêm alertando sobre as falhas no sistema elétrico do navio, que há sete anos foi adaptado para ser plataforma. Nenhuma providência foi tomada.
Sem mortes desta vez – Apesar de vários trabalhadores terem saltado no mar na hora em que a plataforma inclinou, ninguém morreu. Dois trabalhadores tiveram hipoter-mia, provocada pela baixa temperatura da água, mas passam bem.
Terceirização e precarização – A terceirização indiscriminada é a principal responsável por tantos acidentes e mortes na Petrobras.
Dos 74 trabalhadores que estavam na plataforma no momento do acidente, apenas 30% eram funcionários da empresa, os outros trabalha-vam para terceiras.
Aqui não é diferente – Nas fábricas a terceirização tem levado ao mesmo problema. Milhares de acidentes ocorrem com companheiros de terceiras e subcontratadas.
Mortes e sofrimento de trabalhadores em nome da modernidade e do lucro desme-dido das empresas.