Seis mil participantes de 178 países
A Unctad, que termina sexta-feira, é o mais importante espaço de debate da ONU sobre políticas econômicas mundiais. Ele acontece a cada quatro anos e pela primeira vez no Brasil. Aliás, é o encontro internacional de maior importância realizado no País desde a Eco-92.
Presidida pelo embaixador brasileiro Rubens Ricupero, a Unctad não tem poder de decisão sobre o comércio entre os países, mas é respeitada nas recomendações apresentadas.
>> Outra globalização
Por isto, estão na cidade de São Paulo cerca de seis mil delegados, de 178 nações, que discutirão estratégias de desenvolvimento na-cional e os processos da economia global para o crescimento e o desenvolvimento, particularmente dos países pobres.
O debate sobre o sistema financeiro está entre os considerados cruciais por Ricupero. O motivo é que a política de juros altos usada para atrair investimentos promove a concentração de capital. E políticas como a adotada pelo Brasil apenas possibilitam a exportação de capital das grandes multinacionais através do sistema financeiro.
A taxação do capital especula-tivo é defendida pelo próprio Ricu-pero, que não tem sido capaz de incluir este debate na Unctad. Por isto propõe que as organizações da sociedade civil façam a discussão.