Sem ajuda do governo, vendas de veículos no Japão devem cair 20%
Depois de aumentar 53% nos sete meses do ano, as vendas de veículos no Japão cairão 20% nos próximo trimestre, segundo estimativa da agência Bloomberg.
A Toyota e a Honda cresceram graças à ajuda governamental e o fim dos subsídios está preocupando o setor. O governo deixará de contribuir com 100 mil yenes – equivalente a R$ 2,55 mil – por veículo e vai dobrar o imposto nacional de consumo.
No total, o governo japonês destinou 300 bilhões de yenes, equivalente a 7,65 bilhões de reais, em subsídios para o setor automobilístico.
Para tentar se safar da situação a Toyota vai produzir uma versão mais barata do híbrido Prius, enquanto a Nissan vai fazem um plano de apoio à rede de revendas, oferecendo descontos nos veículos.
O analista da empresa IHS Automotive em Tóquio, Yoshiaki Kawano, disse que “o governo terá que encontrar uma maneira de compensar o impacto negativo do aumento deste imposto ao consumo”.
Para a Associação dos Fabricantes de Automóveis do Japão a história demonstra que os fabricantes de automóveis têm motivos para se preocupar. Em setembro de 2010, assim que os subsídios terminaram, as vendas de veículos caíram 29% (no trimestre seguinte). Em março de 1998, quando os incentivos terminaram, as vendas internas caíram 14% e em 1997 a queda foi de 5%.
Do blog Mundo em Movimento (Joel Leite)