Sem avanços na negociação, greve é mantida na Mercedes

Fotos: Edu Guimarães

Os trabalhadores na Mer­cedes, em São Bernardo, de­cidiram manter a greve após as negociações da represen­tação com a montadora não avançarem no fim de sema­na. Nova assembleia está marcada para hoje, às 7h30.

Na sexta-feira, dia 18, os metalúrgicos reprovarem a proposta apresentada tam­bém em assembleia.

“Depois da votação, comu­nicamos o resultado para a direção da empresa e refor­çamos que seria necessário reabrir as negociações e avançar nas propostas”, ex­plicou o secretário-geral do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

“No fim de semana, os re­presentantes da montadora insistiram sobre os proble­mas com a incorporação do reajuste no salário e na não mudança da fórmula de cálculo da PLR. Como não deu nenhum sinal de avanço nas conversas, a greve está mantida”, afirmou.

“Uma coisa de extrema importância, independente da construção do acordo, é a unidade e a solidariedade de todos os trabalhadores e tra­balhadoras na fábrica”, disse.

Na sexta, a proposta rejeitada previa a reposição salarial pelo INPC para todos os trabalhadores, na data-base, mais abono, PLR paga em duas parcelas, sendo 65% no final de maio e o restante em dezembro, renovação das cláusulas sociais, discussão com o Sindicato antes de apli­cação de qualquer medida da reforma Trabalhista, a não redução de salário e jornada dos mensalistas e a compen­sação dos dias de greve.

“Colocamos a proposta em votação, mas quem de­cide são os trabalhadores de acordo com o que conside­ram necessário. A luta con­tinua”, destacou o diretor administrativo do Sindica­to, Moisés Selerges Jr.

Os companheiros na Mercedes estão em greve desde o dia 14 por tempo indeterminado até que a montadora apresente uma proposta de acordo coletivo que atenda às reivindicações de reajuste salarial, cláusu­las sociais e PLR. Os enca­minhamentos são dados em assembleias a cada dia na porta da fábrica.

Da Redação.