Sem benefícios, VW Polo perde liderança para Strada na 1ª quinzena de agosto

Mercado está com uma queda de 63,8% em relação a julho

Após um mês de julho positivo, impulsionado pelos incentivos do governo, o mercado automotivo caminha para um agosto de queda nos emplacamentos. Os dados da 1ª quinzena mostram que apenas 77.858 unidades foram registradas na primeira metade de agosto, uma retração de 63,8% comparado com o resultado final de julho, quando foram vendidos 214.970 veículos – uma diferença de 137.112 unidades.

Esta queda é sentida pela maioria das marcas. A Fiat segue na liderança do mercado, tanto no resultado mensal quanto no acumulado, mas vê uma retração de 19,3% em julho. Foi pior para a Volkswagen, que mais se beneficiou os descontos do governo e agora está 44% abaixo do resultado do mês anterior. Isto fez com que a GM se aproximasse, com uma diferença de apenas 139 unidades entre as duas fabricantes. A Toyota é a quarta fabricante mais vendida e, como mal usou os benefícios do governo federal, teve uma queda de apenas 2%. A Hyundai foi para a quinta posição, recuando 42%.

Entre os modelos, a Fiat Strada retomou a liderança geral em agosto e está com uma margem confortável, com 5.105 unidades registradas. O Volkswagen Polo perdeu fôlego, emplacando 57,1% menos em comparação a julho, agora com 3.381 unidades registradas. Seguindo de perto está o Chevrolet Onix, com 2.981 unidades após perder 39,2% dos emplacamentos. O Hyundai HB20 foi outro que sentiu bastante o fim dos benefícios fiscais, caindo 50,6% ao vender 2.866 unidades.

Apesar do panorama de queda ter afetado os principais hatchbacks, o mesmo não foi visto no segmento dos SUVs compactos, com exceção do Volkswagen T-Cross. Atualmente o líder da categoria no acumulado, o modelo da VW recuou 43,8% em agosto, contabilizando 2.299 unidades. É a chance para os rivais, pois o Hyundai Creta caiu somente 4% e vendeu 2.441 veículos até agora. O Chevrolet Tracker também evitou uma queda maior, com apenas 7,5% de diferença até o momento, registrando 2.406 unidades.

Do Motor1