Sem demanda de luxo, Land Rover faz só 8 carros por dia no Rio de Janeiro

Enquanto algumas montadoras instaladas no país fazem centenas de carros diariamente por fábrica, a Jaguar Land Rover vê o tempo passar na velocidade do mercado premium brasileiro, ou seja, em marcha-lenta. Com as vendas de carros de luxo estagnadas no país, a fábrica da Land Rover em Itatiaia, no Vale do Paraíba fluminense, produz diariamente apenas oito carros, divididos entre Range Rover Evoque e Land Rover Discovery Sport.

Mesmo com dois modelos na linha, a planta do estado do Rio de Janeiro, não vê volume consistente desde sua inauguração em 2016. Com um turno e 200 empregados, a Jaguar Land Rover vê o tempo passar, na esperança de um dia o mercado premium nacional voltar a crescer. Às margens da rodovia Presidente Dutra, a Jaguar Land Rover em Itatiaia é apenas uma sombra do que foi há dez anos, quando segundo os dados da Abeifa, a montadora emplacou mais de 10 mil carros no país e nem tinha fábrica aqui.

Em 2023, foram vendidas 1,91 mil unidades dos carros feitos em Itatiaia e no ano anterior, foram somente 1,99 mil. Esses números só são um pouco melhores que os da época da Karmann-Ghia, quando o Defender não alcançava mil unidades anuais feitas na Anchieta. Aliás, no ABC, a Land Rover teve mais de 6 mil unidades entregues ao mercado brasileiro, mas só não emplacou porque era caro demais, mesmo com ajuda do governo para frotas policiais e das forças armadas.

Mas como Mercedes-Benz e Audi, viram suas vendas rolarem ladeira abaixo e a última apenas monta duas versões do Q3 no Paraná, enquanto a primeira vendeu sua fábrica de Iracemápolis para a GWM. Ambas amargam volumes pequenos hoje, assim como a Jaguar Land Rover. Das luxuosas que vieram com fábricas, apenas a BMW, de fato, “sobreviveu” com volumes mais robustos, ainda que bem abaixo de sua capacidade. Na Land Rover, Itatiaia foi projetada para 36 carros ao dia.

Do Notícias Automotivas