Sem Lenço Sem Preconceito: Proposta cria comissão de na CUT
Porque a CUT deve criar a comissão? – O meio sindical não debate os nossos problemas. A proposta procura dar um empurrão no debate de que nós precisamos ser lembrados como cidadãos. Tive a impressão que a CUT discute problemas relacionados aos negros, mulheres e jovens, mas dá pouca atenção ao portador de deficiência.
O que vocês pretendem? – Que sejamos incluídos em todas as propostas sobre qualidade de vida. Em temas como emprego, educação, esporte etc.. Quem está fora de nosso mundo tem dificuldade em observar nossas restrições. Por isso, só quem sofre na pele o problema é que pode dar contribuição a essa tema.
Como a proposta foi recebida? – Foi aprovada por unanimidade. Mas a sensação que tive quando ela foi apresentada é que os delegados só naquele momento se tocaram da necessidade de inclusão de nossas reivindicações. Se não falasse nada, o assunto ficava para trás.
Havia outros portadores de deficiência no congresso? – Acho que eu era o único. E me parece que o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC é o único a ter uma comissão como a nossa.