Sem “zebra”, primeiros híbridos nacionais da Stellantis serão Fiat

Versões superiores dos SUVs Pulse e Fastback devem estrear a tecnologia

A Stellantis segue mantendo segredo sobre qual será seu primeiro veículo eletrificado fabricado no Brasil. Nem mesmo qual marca e fábrica entrarão para a história do grupo por produzir um híbrido no País. Certo apenas é que a tecnologia chegará às ruas ainda este ano. As dúvidas, porém, persistem apenas nos pronunciamentos dos executivos e em notas oficiais.

Na fábrica de Betim, MG, os Fiat Pulse e Fastback híbridos já são bem conhecidos, segundo o Auto Segredos, site especializado em antecipar lançamentos de veículos. Os SUVs já são vistos até mesmo em testes nos arredores da maior planta do grupo no País, principal base produtiva também de motores para as marcas Fiat, Citroën e Peugeot, nacionais ou montados na Argentina.

O primeiro sistema elétrico da Stellantis será de 12 volts, ou seja, a montadora iniciará a eletrificação da produção com híbridos leves. Deve ser adotado primeiramente nas versões superiores dos dois utilitários esportivos compactos que, juntos, já têm mais de 57 mil unidades negociadas nos primeiros oito meses de 2024.

A oferta de híbridos leves é apenas parte do projeto batizado pela montadora do Projeto Bio-Hybrid e que contempla três plataformas destinadas a veículos híbridos flex e uma quarta, para carros movidos a integralmente a bateria, que chegará bem mais para frente, até o fim desta década.

Do AutoIndústria