Seminário da IndustriALL-Brasil aponta caminhos da luta sindical diante das reestruturações produtivas
Evento reuniu lideranças para avaliar ações e fortalecer a organização frente aos desafios da nova indústria

Entre os dias 24 e 26 de junho, dirigentes sindicais dos setores metalúrgico, químico e têxtil participaram, na capital paulista, do Seminário Nacional e de Avaliação do projeto de fortalecimento sindical da IndustriALL-Brasil. A atividade teve apoio da IndustriALL Global Union, Union to Union e dos sindicatos suecos IF Metall e Unionen.
Durante a atividade, representantes do Comitê Gestor Nacional, Núcleo de Apoio e da IndustriALL América Latina e Caribe analisaram os impactos das reestruturações produtivas, como automação, inteligência artificial e novas formas de contratação, além de avaliar os planos de ação construídos nos territórios.

“O cenário exige uma ação sindical ainda mais forte e conectada com os desafios da nova indústria. Precisamos disputar os rumos da transição produtiva e garantir que os trabalhadores não paguem a conta”, afirmou o presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva.
A programação incluiu mesas sobre regulação das multinacionais, políticas de emprego e qualificação, além de um cine-debate sobre a precarização do trabalho. O último dia foi dedicado à avaliação coletiva e definição dos próximos passos.
“O compromisso da nossa organização é fortalecer a base, ampliar a articulação nos territórios e construir um projeto de desenvolvimento com justiça social”, completou Aroaldo. “Esse seminário mostrou que temos unidade, proposta e disposição para seguir na luta”.