Seminário debate futuro do setor automotivo no País

Foram conhecidas experiências sobre segurança veícular no Brasil e na Suécia

O Seminário so­bre Segurança Veicular Brasil-Suécia realizado em São Bernardo co­locou em discussão o novo Regime Automo­tivo, o Inovar-Auto, e os esforços e as oportu­nidades para fortalecer a produção do setor no País.

“Estamos em um momento importante para o Brasil, no meio de um regime auto­motivo que até 2017 será responsável pela instalação de mais 11 montadoras de carros, caminhões e ônibus no País.

É a hora de discu­tir o veículo que que­remos circulando nas ruas”, afirmou Rafael Marques, presidente instala­do Sindicato e da Agên­cia de Desenvolvimen­to Econômico do Gran­de ABC.

Já o prefeito de São Bernardo, Luiz Ma­rinho, lembrou que são gastos R$ 30 milhões por ano com acidentes em rodovias e cidades brasileiras.

“Pensar na segu­rança veicular para pensar a segurança das pessoas é fundamental.

A região tem forte densidade populacio­nal, produção e inteli­gência no setor auto­motivo. Buscamos um processo de sinergia que busca agregar va­lor, competitividade e segurança com o labo­ratório de crash test”, disse.

Crash test

Durante o encon­tro, o superintendente de Planejamento do Instituto Mauá de Tec­nologia, Fábio Bordin, apresentou o projeto para a implantação do primeiro centro independente do Bra­sil para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segu­rança veicular e mo­bilidade, incluindo a colisão de veículos, o crash test.

Inserido nas dire­trizes do programa Ino­var-Auto, o laboratório deverá ser instalado no futuro Parque Tecnoló­gico de São Bernardo.

Da Redação