Seminário defende capacitação

A precariedade da formação profissional dos trabalhadores brasileiros já havia sido apontada no seminário ABC do Diálogo e do Desenvolvimento, que o Sindicato e outras entidades da sociedade civil organizaram para debater os problemas da região nos dias 11 e 12 de março.
Sob o título de capacitação profissional, o grupo de políticas públicas aprovou proposta para desenvolver um grande projeto de qualificação profissional com a participação do setor empresarial, sindicatos de trabalhadores e prefeituras, para atender as demandas dos segmentos em expansão, garantindo a utilização da capacidade instalada na região.
Já o grupo mercados e potencialidades da região defendeu quatro pontos para garantir a formação e qualificação dos trabalhadores:
1)Garantir processos permanentes de formação e qualificação profissional de trabalhadores como, por exemplo, o Projeto Alquimia.
2)Apoiar a inovação tecnológica e a qualificação dos trabalhadores.
3)Identificar as necessidades das empresas e dos trabalhadores e garantir recursos públicos para efetuar a qualificação necessária.
4)Criar observatório regional voltado para a qualificação.