Seminário “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia” está confirmado para março

Entre de 12 e 15, mulheres de todo o País vão realizar uma intensa troca de vivências que criem cumplicidade e desenvolvam ações

O Governo Federal, representado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, e diversas entidades da sociedade civil realizam entre de 12 a 15 de março o seminário nacional “O Controle Social da Imagem da Mulher na Mídia”. A data será mais uma das comemorações do mês de março, mês de luta das mulheres.

O objetivo do seminário é trabalhar com uma metodologia multidisciplinar, diferente do formato tradicional, centrado nas mesas com especialistas e pouco espaço para a participação da plenária. A idéia é promover uma intensa troca entre as participantes, através de vivências que criem cumplicidade e desenvolvam ações. Neste sentido, a metodologia do seminário intercalará momentos de painéis com espaços de trabalho em grupo, oficinas de leitura crítica e vivência grupal.

As técnicas e procedimentos vivenciais proporcionam horizontalidade nas relações entre as partes, além de garantir a livre manifestação de pontos de vista do grupo de forma democrática. A vivência grupal fornecerá os subsídios para a elaboração de documentos vivos, será a matriz que impulsionará as intervenções efetivas nas mídias que reproduzem as imagens das desigualdades e da violência que povoam o imaginário coletivo e autorizam as sociedades patriarcais.

O seminário vai também capacitar lideranças de mulheres dos movimentos sociais organizados para uma intervenção mais qualificada no tema, para aprofundar uma visão critica da imagem da mulher na mídia e despertar o interesse para o controle social.

A idéia é ainda iniciar a construção regional e nacional de uma rede de monitoramento e controle social da imagem da mulher na mídia, além de construir metodologia para o controle social da mídia e táticas de resposta a este monitoramento. O evento é importante para promover o intercâmbio com experiências exitosas de controle social da mídia em outros países. Para mais informações acesse o site Mulheres na Mídia

Programação:
Dia 12/03 – (5ª feira)
20h – abertura
– Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Articulação Mulher & Mídia
– apresentação da comissão organizadora do seminário

21h – lançamento de publicações

Dia 13 de março (6ª feira)
9h – 1ª mesa – Cenário da mídia no Brasil e no mundo
A configuração dos meios de comunicação em ní­vel nacional e internacional, o público e o privado, a luta pela democratização da mídia e o direito humano à comunicação.

11h – A imagem da mulher na mídia
Vivência grupal de apresentação e interação e integração entre participantes

13h – almoço

14h30 – 2ª mesa – A imagem da mulher na mídia
Painel com exposição de vários aspectos de representação da mulher na mídia – novelas, publicidade, jornalismo

17h – Oficinas

20h – Jantar
Espaço para atividades livres

Dia 14 de março (sábado):
9h – 3ª mesa – Controle Social
Conceitos de estatal e público, polí­ticas públicas e marcos regulatórios, participação e representação, os conselhos, experiências internacionais de controle social da mí­dia.

13h – almoço

14h30 – Trabalhos em grupo
– Propostas de intervenção para o movimento de mulheres: ação e organização da rede de controle social
– para a SPM e o governo federal: políticas públicas de comunicação e controle social

17h – café

18h – Apresentação das propostas

20h – Jantar

Dia 15 de março (domingo):
9h – Síntese das propostas, encaminhamentos, avaliação e encerramento

12h30 – almoço de confraternização

Da Redação