Seminário pede mais ações regionais

Reunidos na semana passada em seminário realizado em São Caetano, os participantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC debateram as maneiras de fortalecer as ações políticas e estratégicas que ampliem o desenvolvimento regional.
Dos sete prefeitos, compareceram apenas João Avamileno (PT), de Santo André, e José Auricchio Júnior (PTB), de São Caetano.
O motivo, de acordo com Avamileno, é a atual situação das prefeituras, que estão em fase de transição de governo.

Avanços
“O Consórcio caminhou e conseguiu realizar um bom trabalho”, disse ele, ao lembrar que em 18 anos de existência a entidade viabilizou acordos importantes que possibilitaram a construção do Rodoanel, do Hospital Serraria em Diadema, do Hospital Mário Covas em Santo André, de 18 piscinões e da Universidade Federal do ABC.
Márcio Chaves, diretor executivo da entidade, disse que, apesar do balanço positivo, a região tem déficites sociais enormes como a falta de 120 mil habitações, de integração do transporte coletivo e a ausência de tratamento do esgoto.
Para ele, a entidade tem de focar na melhoria educacional e na qualificação da mão-de-obra. “Também precisamos de investimentos em inovação, trazendo novas tecnologias”, comentou.

Modelo
José Luiz Ricca, coordenador de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, salientou que o modelo sonhado de uma entidade que busca o bem comum de uma região é o aplicado no Consórcio Intermunicipal do ABC. “O Consórcio está servindo como modelo para outras entidades no País e no exterior”, completou Ricca.