Senado vai votar projeto que acaba com guerra dos portos


Rafael Marques, vice-presidente do Sindicato, esteve em Brasília participando da reunião que discutiu o assunto.
Foto: Rossana Lana / SMABC

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), vai colocar em votação até o final de março a Resolução 72, que proíbe os Estados brasileiros de concederem benefícios fiscais para produtos importados que desembarquem em suas capitais.

Dez senadores de diferentes partidos que participavam do encontro já se comprometeram a fechar questão sobre o assunto com suas bancadas o mais rápido possível. Segundo Sarney, se isto ocorrer a Resolução seja votada antes do prazo que previu.

“A aprovação deste projeto acaba com a chamada guerra dos portos e estabelece a cobrança de impostos iguais em todo o Brasil”, afirmou o vice-presidente Rafael Marques, que participou da reunião representando o Sindicato.

Sarney atendeu pedido de representantes das cinco maiores centrais sindicais brasileiras e de 13 entidades patronais, feito durante audiência mantida nesta terça-feira (28/2), em Brasília. O grupo é mesmo que se reuniu segunda-feira (27/2) e promove uma série de ações com o objetivo de impedir a desindustrialização e o fechamento de postos de trabalho no País.

“O presidente do Senado compreendeu que a Guerra dos Portos apenas prejudica a produção nacional e os empregos, pois permite que as importações aumentem ainda mais, prejudicando a capacidade de criar empregos das empresas nacionais”, disse Rafael.

Ele adiantou que sindicalistas e empresários presentes ao encontro já iniciaram os contatos com parlamentares para acelerar a votação da matéria.

Da Redação