Senai na Volks: Em 30 anos, 5.545 formados
O centro de formação do Senai na Volks, ao completar 30 anos neste mês, alcançou a marca de 5.545 aprendizes formados, todos eles efetivados na montadora.
A longa existência da escolinha do Senai deve-se, em grande parte, à pressão dos trabalhadores e da Comissão de Fábrica. “Várias vezes abortamos projetos de sua extin-ção”, lembra o coordenador da Comissão, Hélio Honorato, o Helinho. Um desses momentos aconteceu em 1986 durante a criação da Autolatina, na fusão da Volks e Ford, quando o Senai entrou na lista de cortes da montadora.
Os companheiros que passaram pela escolinha reconhecem sua importância. “O Senai me deu um rumo justamente numa época em que a gente fica pensando o que vai ser na vida” disse Antonio César Fávero, o Mad. Ele fez o curso entre 1986 e 89 e hoje trabalha na ferramentaria da estamparia. César está cursando engenharia e pretende fazer especialização em sua área.
Joel Wagner Diogo fez mecânica geral e, em 1988, no sexto termo, fez estágio em modelação, onde está até hoje, aos 32 anos. “Tenho 18 anos de Volks e 15 de modelagem”, afirmou. Joel disse que na escolinha aprendeu uma profissão. “E tudo o que tenho devo a essa profissão”, explicou ele.