Ser valente é combater a violência contra a mulher!

A Comissão das Metalúrgicas do ABC do Sindicato realiza hoje na Sede, a partir das 9 horas, a Arena Metalúrgica para debater as faces da violência contra mulher e seus mecanismos de combate.

Com o tema “Ser valente é combater a violência contra a mulher!”, a atividade antecipa as discussões pelo Dia Mundial de Combate à Violência contra a Mulher, marcado pelo dia 25 de novembro.

“Nosso objetivo é reunir homens e mulheres para repudiar o que acontece com as mulheres no Brasil”, declarou a diretora executiva e coordenadora da Comissão, Ana Nice Martins de Carvalho (foto).

A dirigente alerta para as informações divulgadas na semana passada pelo 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública sobre a violência no País, que registra mais de 50 mil estupros no ano passado.

“Esse número pode chegar a 143 mil, pois se estima que 65% dos casos não são notificados”, denunciou. “Isso é alarmante e temos que mostrar nossa indignação diante desta violência”, completou Ana Nice.

A dirigente também chamou a atenção para outras formas de violência a que as mulheres são submetidas, como a desigualdade salarial.

“Esta é uma característica da violência e do preconceito contra as mulheres e as companheiras negras, que sofrem duplamente essa discriminação, já que estão entre os piores salários de todos os trabalhadores”, frisou a dirigente.

Participarão da Arena Metalúrgica, as secretárias de Políticas para Mulheres de São Paulo, Denise Motta Dau, e de Santo André, Silmara Conchão; a blogueira Maria Frô e a Cia. de Teatro As Marias.

Conheça as convidadas da Arena Metalúrgica

Maria Frô, Maria da Conceição Carneiro Oliveira é blogueira. Formada em História na Universidade de São Paulo, a USP, e pós-graduada em História Social pela Unicamp. É autora do projeto pedagógico da coleção História em Projetos e coordenadora da coleção e responsável pela manutenção do conteúdo do blog História em Projetos. É colaboradora da Re­vista Fórum e do site Viomundo e ativista da educação para igualdade étnico-racial, feminista e feminina.

Silmara Conchão é secretária de Políticas para as Mulheres de Santo André. Feminista. Socióloga, mestra em Sociologia pela USP. Professora da Faculdade de Medicina do ABC (FUABC). Coordenou a Assessoria dos Direitos da Mulher da Prefei­tura de Santo André e o Grupo de Trabalho de Combate à Violência à Mulher do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, período em que oficializou a Casa Abrigo Regional do ABC. Na Secretaria de Saúde, coordenou a Rede de Atenção à Violência e Abuso Sexual.

Denise Motta Dau é secretária de Políticas para Mulheres da cidade de São Paulo. Formada em Serviço Social, é mestra em Saúde Coletiva. Foi diretora do Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho do Ministério da Saúde e ocupou o cargo de Secretária de Relações do Trabalho da CUT. Presidiu a Confe­deração Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social. Fundadora do Sindsaúde-SP. Foi conselheira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

Da Redação