Sérgio Nobre debate polÃtica industrial com presidenta Dilma
Encontro será na segunda-feira, dia 1º de agosto em BrasÃlia
Foto: Raquel Camargo / SMABC
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, se reúne com a presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira (1° de agosto), para discutir política industrial.
“A reunião é resultado do processo de mobilização conjunta da categoria para exigir a participação no debate e decisões sobre política industrial, em especial na cadeia automotiva”, afirma o dirigente.
Segundo ele. foi com o objetivo de atrair a atenção da sociedade e do governo federal e poder público sobre o tema que, entre outras ações, 30 mil trabalhadores protestaram na Via Anchieta no início de julho para alertar contra o risco que o crescimento das importações impõe à produção nacional e aos empregos de qualidade.
O protesto integrou os eventos e mobilizações organizados, em conjunto, por sindicatos de metalúrgicos e centrais sindicais. Já foram realizados também dois seminários e um fórum, o primeiro entre os Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC, dos Metalúrgicos de São Paulo, CUT, Força Sindical e Fiesp; outro entre sindicatos e diretores das montadoras instaladas em São Bernardo e um terceiro entre confederações de metalúrgicos, que encaminhou proposta ao Plano de Desenvolvimento da Competitividade (PDC), solicitando audiência à presidenta Dilma.
Os sindicalistas reivindicam, entre outras ações, a criação de uma câmara tripartite que elabore políticas de fortalecimento da produção nacional e empregos de qualidade.
Acreditam que, juntos, trabalhadores, governo e empresas podem encontrar formas de estimular essa produção. Este modelo já foi adotado com sucesso nos anos 1990, com a criação da Câmara Setorial Automotivo. Resultou em acordos entre montadoras e sindicatos, que aumentaram a produção garantiram postos de trabalho e aumento real de salários.
Da Redação, com Assesoria de Imprensa