Sérgio Nobre ouve trabalhadores e direção da Toledo em SBC
Sérgio Nobre e Moisés se encontraram com os companheiros do CSE e com executivos da empresa
O presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, esteve na Toledo, fábrica de balanças em São Bernardo com 950 trabalhadores, para conhecer de perto as reivindicações dos companheiros e as perspectivas dos empresários para este ano.
“A direção da fábrica disse que 2009 foi difícil por causa da crise, mas agora houve uma recuperação que a deixou otimista em relação à produção e às vendas neste ano”, revelou.
Ele destacou que é positivo quando isso acontece e uma fábrica atinge um bom desempenho, pois são criadas todas as condições necessárias para o debate dos problemas internos entre os empresa e trabalhadores.
“Essa é uma boa notícia para os companheiros avançarem em suas pautas”, prosseguiu Sérgio Nobre.
Na opinião do coordenador de base Moisés Selerges, que acompanhou o presidente do Sindicato, a visita a Toledo mostrou mais uma vez preocupação com o diálogo. “Não reivindicamos, apenas. Também propomos soluções”, afirmou.
Internet
Atraiu a atenção dos dirigentes a biblioteca mantida no interior da Toledo. “Ela foi criada com a colaboração dos trabalhadores e todos têm acesso às suas dependências”, conta Chico Picanha, do CSE.
Com cerca 3.550 livros que podem ser retirados e dois terminais de acesso à internet, a presença dos companheiros na biblioteca é liberada nos horários das refeições e o tempo é dividido para que o maior número possa frequentar.
“Todos os dias deixamos lá um exemplar da Tribuna Metalúrgica, artigos e livros relacionados com as relações entre capital e trabalho”, diz João Caitano, coordenador do CSE.
“Também navegamos na rede em busca de informações sobre acordos coletivos ou portarias do Ministério do Trabalho durante as negociações”, revela Caitano.