Sergio Novais, presente!
Foi com grande tristeza que a diretoria dos Metalúrgicos do ABC recebeu a notícia do falecimento do companheiro Sergio Novais, ex-presidente do Sindicato dos Químicos do ABC. Sergio faleceu nesta quinta-feira (28) aos 62 anos por falência múltipla dos órgãos.
De acordo com os Químicos do ABC, Sergio iniciou a militância no Sindicato quando trabalhava na Cofade como operador de eletroerosão. Também trabalhou na Basf, onde se aposentou.
Em 1991, foi diretor de base do Sindicato, passou a coordenador da Regional Pauliceia e secretário de Administração e Finanças do Sindicato.
Em 1997, foi eleito presidente do Sindicato. Na ocasião, encabeçou a Chapa 1 da CUT, derrotando a oposição da Força Sindical. Ficou no cargo até 2003.
Nos anos 2000, foi eleito dirigente da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico), onde foi duas vezes presidente. Foi também secretário de Relações Internacionais e secretário de Administração e Finanças.
Atuou pelo fortalecimento da luta dos trabalhadores e reforçou a solidariedade sindical nacional e internacional.
Deixa como legado a construção e atuação na Rede de Trabalhadores na Basf América do Sul e na ICEM (Federação Internacional dos Sindicatos da Química, Energia, Mineração e Indústrias Diversas) que, após a fusão com outros ramos, virou a atual IndustriALL, entidade da qual foi integrante da direção executiva.
Toda a nossa solidariedade a sua esposa Vera, aos filhos Thiago e Rodrigo, demais familiares, amigos e companheiros de luta.
Sergio Novais, presente!
Diretoria dos Metalúrgicos do ABC