Serra diz que Estado não tem dinheiro para investir


Serra disse que os Estados têm impedimentos para aprovar medidas de desenvolvimento

Falando em seguinda à ministra Dilma Rousseff, o governador José Serra (PSDB) concordou com o diagnóstico apresentado, mas não vai seguir a receita apresentada pela chefe da Casa Civil.
Mesmo repetindo que o investimento público é fundamental para a manutenção de empregos, Serra disse que Estados e municípios tem pouca força política para adotar medidas a favor do desenvolvimento, pois enfrentam impedimentos legais para ampliarem investimentos.
“Você só investe além do orçamento se se endividar. Como as cidades podem contrair dívidas equivalentes ao que arrecadam em um ano, elas tem pouca capacidade de investir além do planejado”, explicou.
Brasília é longe O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho, ressaltou a importância do seminário ser organizado no ABC. “Brasília é longe daqui e, de lá, a gente não sente os mesmos impactos da crise que vocês”, disse. Em sua opinião, a principal vantagem do Brasil em relação aos demais países é seu tamanho.
“Incluímos 20 milhões de pessoas no mercado de consumo e esse número vai crescer mais”, garantiu ele, para quem os programas de inclusão social como o bolsa família são as alavancas para o crescimento.