Serviço de táxi aéreo elétrico já tem data para decolar no Japão
A Joby Aviation é uma das empresas do ramo de eVTOLs que planeja operar em breve nos céus do Japão. Depois de firmar um acordo em fevereiro com a maior companhia aérea do país, a ANA (All Nippon Airways), a companhia com sede na Califórnia quer acelerar o lançamento do seu serviço de caronas aéreas.
Segundo o CEO da empresa, JoeBen Bevirt, o que despertou o interesse pelo Japão foi o alto índice de pessoas vivendo em áreas urbanas (92%). O executivo aponta que há uma oportunidade única de economizar tempo com o serviço, especialmente em grandes cidades como a capital Tóquio, Yokohama e Osaka.
A Joby comparou a aeronave que será usada para oferecer o serviço a um SUV voador de luxo. O modelo é silencioso, espaçoso, e possui cinco lugares (um para o piloto e quatro passageiros). Com alcance de 241 km por carga, o eVTOL em questão pode atingir até 322 km/h. Por fim, além da emissão zero, o taxi áreo da Joby também ajudará em outro ponto: na diminuição da poluição sonora.
O modelo gera menos de 65 dBA durante a decolagem e o pouso, o mesmo que uma conversa normal entre duas pessoas. Durante o voo, a emissão de ruído é ainda menor: 45 dBA em uma altitude de 500 m viajando a 185 km/h. A Joby quer lançar o seu “Uber aéreo” em 2024 na Terra do Sol Nascente. A nova opção de mobilidade, apesar de mais sustentável, ainda depende de certificação para decolar. O principal é o sinal verde da JCAB (Japan Civil Aviation Bureau).
Do Olhar Digital