Serviço itinerante da Previdência ganhará mais mobilidade
Além da transmissão de dados via satélite, que ainda será implantada, o Prevmóvel passou por outras mudanças desde a sua criação, há dez anos. Em junho do ano passado, mais de 80% da frota foi renovada
Moradores de localidades de difícil acesso serão beneficiados com o uso de uma nova tecnologia pelo Prevmóvel, serviço de atendimento móvel da Previdência Social, que está completando 10 anos. Os estudos para a adoção de tecnologia via satélite nos veículos que fazem o atendimento estão em fase de conclusão. Quando for implantado, o sistema vai permitir o atendimento em qualquer lugar, sem a necessidade de cabeamento telefônico para acessar os bancos de dados.
Os estudos da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) preveem a instalação de antenas de pequeno porte – do tamanho de um computador portátil – nos carros, o que permitirá a transmissão de um grande volume de dados em alta velocidade. Após a conclusão, prevista para este mês, será lançado edital para a compra das antenas.
Além da transmissão de dados via satélite, que ainda será implantada, o Prevmóvel passou por outras mudanças desde a sua criação, há dez anos. Em junho do ano passado, mais de 80% da frota foi renovada. Dos 69 veículos em atividade na época, 56 foram substituídos. Mais robustos, os novos modelos adquiridos têm tração nas quatro rodas, o que facilita o acesso a locais onde antes não seria possível chegar.
Prevmovel – O atendimento foi criado como uma alternativa para facilitar a vida dos segurados que moram em cidades que não dispõem de uma agência fixa da Previdência Social. Ao se deslocar para onde o cidadão está, as unidades móveis evitam que o usuário seja obrigado a percorrer longos trechos de um município a outro para requerer benefícios ou resolver alguma demanda junto ao INSS.
Adaptado e equipado com os mesmos sistemas operacionais utilizados nas agências, os veículos levam, no mínimo, dois servidores para oferecer à comunidade atendida todos os serviços prestados em uma agência convencional. Um exemplo é o reconhecimento de direitos em até 30 minutos. O Prevmóvel também presta informações e orientações à população por meio do Programa de Educação Previdenciária (PEP).
O percurso do Prevmovel é definido pelas gerências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com base no levantamento dos segurados que procuram as agências fixas e não moram perto delas. O cronograma de atendimento é feito a cada início de semestre, para os períodos de fevereiro a junho e de agosto a novembro. As datas e o itinerário são divulgados na região antes da visita.
Do EM Questão