Sessão pipoca: Sindicato apresenta ‘A Máquina Infernal’ hoje, às 18h. Participe!

Curta-metragem de terror retrata como o capital escraviza a mente dos trabalhadores

Hoje tem sessão pipoca, às 18h, no Sindicato e toda a categoria está convidada para assistir o curta-metragem de terror “A Máquina Infernal”. A atividade faz parte do projeto Engrenagem Cultural do Sindicato. Com 30 minutos de duração, o filme foi gravado na empresa Legas, em Diadema, e lançado em 2021 no Festival de Locarno, na Suíça.

Segundo o coordenador do Coletivo de Cultura dos Metalúrgicos do ABC, Márcio Boaro, o curta traz um retrato atemporal do que ocorre em diversas fábricas no país e faz uma reflexão de como o capital muitas vezes escraviza a mente dos trabalhadores.

“Como o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, sempre diz, a cultura precisa fazer parte da cesta básica do trabalhador. A ideia da Engrenagem Cultural é cada vez mais enriquecer as companheiras e os companheiros com cultura”, afimou.

O diretor do filme é Francis Vogner dos Reis, que cresceu em São Bernardo e tem em sua família trabalhadores metalúrgicos do ABC, o pai trabalhou na Volks e o cunhado, na Mercedes. Ele destacou que o curta é uma fábula sobre o apocalipse da classe operária, com os sentimentos de medo e incerteza do mundo contemporâneo. São corpos quebrando como máquinas e máquinas gritando como se fossem corpos. Após a sessão, haverá um bate-papo com o diretor.

São Bernardo

Baile da AMA-ABC

A AMA-ABC (Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC) convida todos e todas para o baile que será realizado sábado, dia 13, das 17h às 22h, com apresentação da Banda Essencial, no 3º andar do Sindicato. Entrada pela Rua José Bonifácio, 750, Centro. Liberado para maiores de 14 anos. Traje esporte chic. Entrada R$ 20 e mesa R$ 20 – ligue com antecedência e faça a sua reserva. Estacionamento grátis. Informações: 4127-2588.

Mauá

Orquestra de Violeiros

O Teatro Municipal recebe a Orquestra de Violeiros de Mauá com o espetáculo “Natureza, a Grandeza do Sertão”. No repertório estão clássicos do cancioneiro caipira, como “Mágoa de Boiadeiro”, “Chico Mineiro” e “Pingo d’Água”. Criado por iniciativa do maestro e professor João Aletto Filho, o grupo está completando 33 anos de atividades neste ano. Amanhã, às 20h. Entrada: um quilo de alimento não perecível. Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia.