Setembro, o melhor mês do ano em vendas de veículos

Foram 207,7 mil emplacamentos, com total de 1,37 milhão no ano. A queda em relação a 2019 está em apenas 25,6%

Com ritmo de recuperação bem maior do que o projetado inicialmente pela indústria automotiva, o mercado de veículos total, incluindo leves e pesados, fechou o mês de setembro com 207.724 emplacamentos, o melhor resultado deste ano, ou seja, volume maior do que o da pré-pandemia.

Com relação a agosto, quando foram licenciadas 183,4 mil unidades, houve alta de 13,2%. As vendas no acumulado dos primeiros nove meses do ano atingiram 1,37 milhão de veículos, o que representa queda de 25,6% sobre o total de 1,84 milhão comercializado no mesmo período de 2019.

O índice de recuo até setembro é bem menor do que o projetado pela indústria para o ano como um todo. Em março, quando o setor parou por causa da Covid-19, as projeções das montadoras davam conta de um tombo da ordem de 40% no mercado interno este ano. Como a retomada já vinha acima do esperado desde julho, a Anfavea admitiu no mês passado que deveria revisar essa estimativa de 40% para um número menor.

A entidade divulgará os números de produção e exportação na próxima quarta-feira, 6, oportunidade em que mostrará as novas metas do setor para este ano. Em janeiro e fevereiro, antes portanto da pandemia, a indústria automotiva vendeu, respectivamente, 193,5 mil e 201 mil veículos. No mês seguinte, os emplacamentos caíram para 163,6 mil e o fundo do poço foi em abril, com apenas 55,7 mil unidades. Desde então o mercado vem se recuperando de forma gradativa, mas consistente.

Do AutoIndústria