Setor Automotivo: Encontro nacional começa hoje

Companheiros de 16 sindicatos de metalúrgicos filiados à CUT e à Força Sindical abrem hoje, em São Bernardo, o Encontro Nacional dos Trabalhadores no Setor Automotivo. A reunião é promovida pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM-CUT) e tem como principais objetivos traçar um diagnóstico do setor, elaborar uma política industrial e um plano de lutas conjunto das centrais sindicais visando à implementação do Contrato Coletivo Nacional de Trabalho.

Também serão discutidos temas como salário, jornada e condições de trabalho nas montadoras; Fórum de Competitividade da Cadeia Automotiva e Plano de Sete Metas. O encontro prossegue amanhã e sábado.

Segundo o presidente da CNM, Fernando Lopes, o momento é bom para que as entidades metalúrgicas filiadas às duas centrais unam-se e discutam saídas para a crise do setor automotivo. “Este encontro é mais um esforço no sentido de juntar ambas as centrais em torno de objetivos comuns que começamos agora, na campanha salarial unificada”, declarou Lopes.