Setor metalmecânico ganha reforço no ABC

Agência oferece consultoria especializada, com apoio do BID, a 60 empresas

O Cestec (Centro de Serviços em Tecnologia e Inovação do Grande ABC),
dá início a outra etapa: um conjunto de consultorias em um grupo piloto de 60 empresas do setor metalmecânico do Grande ABC, com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O objetivo das consultorias é tornar as indústrias das sete cidades ainda mais competitivas, auxiliando a melhoria de processos produtivos, gestão administrativa e financeira e estratégias de marketing e vendas. As empresas receberão em suas sedes, nos próximos seis meses, o apoio de profissionais especializados nessas áreas, cujo papel será auxiliar na implantação de inovações dentro da organização, visando o desenvolvimento do negócio como um todo.

As micro e pequenas empresas da cadeia metalmecânica no Grande ABC compõem no total, 2.931 empreendimentos do segmento na região, o que corresponde a 10% do Estado de São Paulo e a 4% no País, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS (2005). Essas empresas mantêm mais de 109 mil empregos diretos, o equivalente a metade de todos os postos de trabalho gerados pela a indústria da região.

O especialista setorial do BID, Ismael Gilio, enalteceu, durante evento realizado segunda-feira (5) para divulgar a realização da nova etapa, a importância da interlocução entre empresas, poder público e centros de pesquisa, representado pela Agência de Desenvolvimento Econômico e pelo Cestec. “A agência foi muito feliz por traçar para o 2º semestre um plano de trabalho predominantemente técnico, com recursos, pessoal e competências voltadas a essa aproximação pontual e prática. No fim do ano certamente teremos perspectivas promissoras”, afirmou.

As consultorias começam já no fim de julho e possuem duração prevista de seis meses. Com a evolução, o programa deverá ser estendido também a outras empresas e segmentos da região.

Interatividade
Durante o evento também foi apresentado o novo site do Cestec, que servirá como canal de comunicação entre instituições de pesquisa, indústrias e equipe do projeto. Nele estarão disponíveis informações de interesse comum, rede de contatos, fotos, vídeos, eventos, além do serviço de busca por empresa ou centro tecnológico. A página será publicada dentro de uma semana.

Para promover a aproximação entre o setor industrial e centros de pesquisa e ensino, a agência, o Sebrae, o BID – por meio do Fumin (Fundo de Investimentos Multilaterais) – e o governo da região de Marche (Itália) conduzem conjuntamente o projeto Cestec, que tem como objetivo principal promover e fortalecer o intercâmbio entre empresas e instituições geradoras de conhecimento científico e tecnológico para criar melhores condições de desenvolvimento produtivo das micro, pequenas e médias empresas

 

Da redação com Diário do G. ABC