Sexta-feira é dia de jornada mundial
A CUT e outras centrais sindicais vão realizar nesta sexta-feira atos públicos nas principais capitais do País durante a Jornada Mundial pelo Trabalho Decente.
O presidente da CUT, Artur Henrique, disse que o trabalho decente é um dos princípios fundamentais da Organização Internacional do Trabalho e tem como base a liberdade, igualdade, segurança e dignidade para todos os trabalhadores.
Ele comentou que o conceito de trabalho decente é muito amplo e não se restringe apenas ao trabalho escravo e infantil.
Artur Henrique pediu o fortalecimento do papel do Estado no combate ao trabalho indecente e precário, além de aumentar o compromisso dos dirigentes sindicais em incorporar o tema nas agendas e campanhas.
“Vamos às ruas pela redução da jornada de trabalho, pelo aumento da oferta do primeiro emprego, respeito à organização sindical, igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra a discriminação de gênero ou raça”, avisou ele.
Congresso
O trabalho decente é um dos 12 temas em debate no 6º Congresso da categoria.
Em São Paulo, o ato vai começar às 10h na Praça Ramos de Azevedo e, em seguida, os manifestantes vão em caminhada até a Delegacia do Trabalho cobrando uma efetiva fiscalização ao trabalho indecente e precário.