Sindicalistas baianos conhecem CSE na Mercedes, em São Bernardo


Aroaldo (3º, da dir. p/ esq), do CSE na Mercedes, recebe os companheiros de Feira de Santana. Foto: Divulgação

Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicsos de Feira de Santana e Região, na Bahia, que estão participando do intercâmbio promovido pela CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), durante esta semana, estiveram na fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo, no dia 26/1. Chegaram cedo para conhecer todas as etapas da linha de produção e os companheiros do CSE.

Tiago Orlando, um dos dirigentes que participam do intercâmbio, define a visita como “muito produtiva”. Para o sindicalista, “essa oportunidade de conhecer com detalhes sobre a implantação e atuação dos companheiros no CSE é fundamental para nós que estamos querendo criar o comitê na nossa região. O Coordenador do CSE na Mercedes, Aroaldo Oliveira, que nos acompanhou na visita, passou informações importantes sobre todas as etapas, para que possamos dar início aos CSEs”, afirmou.

Os sindicalistas de Feira de Santana ficaram impressionados com o funcionamento de uma biblioteca e área de lazer dentro da linha de produção na empresa. “Essa foi uma conquista do sindicato que estamos querendo levar também para a nossa região”, afirma Iranilton Carneiro.

Na visita, os dirigentes souberam que a participação ativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC impediu que a “robotização” na fábrica substituísse a mão de obra. “Em algumas linhas de produção, os trabalhadores foram remanejados, mas não houve dispensa em massa”, afirmou o coordenador da CSE.

Os companheiros que participam do intercâmbio disseram que agradecem à CNM/CUT pela oportunidade de adquirir experiência e conhecimento. E agradecimento especial aos sindicalistas pela cordialidade e respeito com que foram recebidos em todos os locais que visitaram.

Os cinco dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região – BA, que participam deste intercâmbio são: Elisângela de Jesus Cerqueira Santos; Elielson Araújo dos Santos; Iranilton Carneiro; Robério Araújo e Tiago Orlando. Todos são metalúrgicos na Yazaki Auto Parts do Brasil, fornecedora de chicote elétrico para a Ford de Camaçari – BA.


Sérgio Nobre (centro) e dirigentes de Feira de Santana e da CNM

Intercâmbio
Assim que chegaram, no dia 23, os cinco dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana – BA, foram para o alojamento da Sede Regional do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que fica na cidade de Diadema- SP.

A manhã seguinte, dia 24, começou com uma agenda extensa de atividades. Logo cedo, o grupo, acompanhado do secretário- geral da CNM/CUT, João Cayres, foi até a sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo. Lá os sindicalistas puderam conhecer as instalações e estabelecer um contato mais direto com as pessoas que trabalham no local.

“É bom ter essa oportunidade de conhecer pessoalmente os companheiros e companheiras, que até o momento só conhecíamos por telefone ou e-mail”, disse o dirigente Tiago Orlando.

O intercâmbio entre os sindicatos filiados faz parte da política sindical da CNM/CUT. Para o dirigente João Cayres, “essa aproximação com os companheiros é muito produtiva para todos. Possibilita grande troca de informações com conteúdo e facilita o diálogo”.

O grupo de sindicalistas conheceu também as instalações da Federação dos Metalúrgicos da CUT – SP e trocou informações sobre os cursos de formação.

Visita ao Sindicato e TVT
Na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os sindicalistas de Feira de Santana foram recebidos pelo presidente do SMABC, Sérgio Nobre. Conheceram todos os departamentos e os trabalhadores no sindicato.

O almoço foi na sede do SMABC e os dirigentes apreciaram e elogiaram bastante o sabor da comida. Logo depois, o grupo foi conhecer a TVT – TV dos Trabalhadores, que fica próximo à sede do SMABC.

O diretor da emissora e secretário de relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, acompanhou os sindicalistas e explicou com detalhes sobre o funcionamento da TV. Sanches comentou com o grupo de visitantes sobre a necessidade que o movimento sindical tem em ter seus próprios meios de comunicação. “A grande imprensa não vai noticiar os movimentos dos trabalhadores e relatar a realidade. Sempre dão um jeito de distorcer e não divulgar os fatos da forma que acontecem”, disse Sanches.

Os cinco dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região, que participam deste intercâmbio são: Elisângela de Jesus Cerqueira Santos; Elielson Araújo dos Santos; Iranilton Carneiro; Robério Araújo e Tiago Orlando. Todos são metalúrgicos na Yazaki Auto Parts do Brasil, fornecedora de chicote elétrico para a Ford de Camaçari – BA.

O dirigente, Iranilton Carneiro explica que na Yazaki são 1300 funcionários. Mas na base do sindicato baiano tem 16 mil filiados.

Ações do Sindicato de Feira de Santana
Nestes dois anos de mandato, esse grupo de dirigentes de Feira de Santana, cujo presidente é Fabio Dias, mostra os resultados obtidos com trabalho intenso de todo o grupo. Os dirigentes citam as principais realizações que são:

– Reforma da Sede;
– Compra e construção do Clube Social (com campo de futebol, piscina, churrasqueira, quiosques, parque infantil e salão de jogos);
– Atendimento jurídico;
– 13% de ganho real;
– PLR de R$ 2.600 (Na Yazaki);
– Cesta básica.

Da CNM/CUT