Sindicato acompanha exames médicos

Na última sexta-feira, cerca de 150 trabalhadores na Karmann-Ghia fizeram exame de raio X e outros 100 passaram por coleta de sangue, como parte do programa de controle médico e de saúde ocupacional da NR 7, que está sendo desenvolvido na empresa.
Como das outras vezes, os exames foram feitos na própria fábrica, em São Bernardo, evitando o deslocamento dos companheiros até laboratórios.
“É um programa destinado a buscar uma vida saudável para o trabalhador, que está tendo um acompanhamento de perto por parte do Sindicato”, disse Valter Saturnino, o Valtinho, do Comitê Sindical.
Ele lembrou que a descoberta de algum problema de saúde evita seu agravamento. “O trabalhador pode descobrir que está com problemas de diabetes ou colesterol e, assim, poderá encaminhar uma solução”, disse.
Transferência – Valtinho adianta que se os exames revelarem algum doença ocupacional em alguém, o Comitê Sindical vai exigir da empresa que o trabalhador seja transferido para uma função que leve em conta sua restrição médica.
Também será solicitada a CAT, que é o registro da doença profissional junto ao INSS e, principalmente, a correção do posto de trabalho que deixou o companheiro doente para que outros não adoe-çam lá.