Sindicato acompanha tendências na mobilidade elétrica e descarbonização no E-MOB em São Paulo
O Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes aconteceu em outubro. No acumulado dos dez primeiros meses de 2024, as vendas de eletrificados já somam 138.581 unidades
O Sindicato, atento às tendências na mobilidade elétrica e descarbonização, visitou em outubro o E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes na capital paulista. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), no acumulado dos dez primeiros meses de 2024, as vendas de eletrificados somam 138.581, aumento 107% ante o mesmo período do ano anterior. O mês de outubro, por exemplo, registrou o maior nível do ano com 16.033 negociações de carros elétricos e híbridos, 68% a mais que o mesmo mês de 2023 e alta de 21% em relação a setembro.
“Os Metalúrgicos do ABC defendem que a nova indústria seja associada com as novas tecnologias em um debate de descarbonização, mas que envolva principalmente a qualificação profissional e a geração de novos empregos”, afirmou o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno.
“Acompanhamos as tendências para que possamos posicionar políticas públicas que deem conta dos desafios atuais e futuros, pensando sempre em fortalecer a nossa cadeia produtiva, gerar mais empregos, preparar os nossos trabalhadores e, claro, pensando no desenvolvimento econômico, social e sustentável do nosso país. A participação da classe trabalhadora é fundamental neste processo. Seguimos mobilizados para a retomada da indústria nacional”, disse o dirigente.
A previsão da ABVE é de que a frota brasileira de eletrificados fique próxima da marca de 400 mil no fim do ano. O aumento nas vendas representa um forte crescimento em relação aos 93.927 veículos eletrificados emplacados no ano anterior. Por região, o Sudeste segue na liderança das vendas de eletrificados, sendo responsável por 49% dos negócios totais do segmento no ano.