Sindicato amplia diálogo sobre Ferramentaria com governo federal
No MDIC, Metalúrgicos do ABC acompanham desdobramentos do setor com o programa Mover. Reunião ainda na Confederação Nacional da Indústria sobre qualificação
Durante agenda em Brasília na última quinta-feira, dia 22, o Sindicato acompanhou os desdobramentos das políticas do Rota 2030 e debateu ações do programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação), anunciado pelo governo federal, em relação ao setor de Ferramentaria com representantes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
“Acompanhamos de perto a linha 4, que é a Ferramentaria, já que abrange todos os setores da indústria”, afirmou o integrante do Conselho da Executiva do Sindicato e conselheiro no Sistema S no Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho. “Além da criação de pólos tecnológicos e desenvolvimento de produtos para, junto ao fornecedor local, garantir emprego e adensamento da cadeia produtiva”.
A reunião contou com a participação do presidente da Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), Christian Dihlmann; e representantes do MDIC – a diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica, Margarete Gandini; o coordenador-geral de Regulamentos Técnicos e Mobilidade Sustentável, Thomas Caldellas; e o coordenador-geral das Indústrias de Bens de Capital, Ferroviária e Naval, Carlos Halfeld.
Qualificação
Bigodinho esteve ainda em conversa com dirigentes da CNI (Confederação Nacional da Indústria) para debate sobre qualificação profissional. “É preciso discutir também a carga horária de um ferramenteiro e atualização dos cursos para acompanhar o itinerário de formação no setor”, disse.