Sindicato apoia workshop de capacitação profissional para ferramenteiros

Na manhã de ontem ocorreu o workshop online de capacitação profissional para ferramentarias. A atividade que integra o programa Rota 2030 foi promovida pelo Sindicato e a Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa). A convite dos Metalúrgicos do ABC, representantes de diversas empresas participaram com o objetivo de debater o programa, conhecer e indicar trabalhadores para os cursos.

Ao abrir o evento, o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno lembrou que essa sempre foi uma bandeira dos Metalúrgicos do ABC e que é preciso democratizar o acesso aos cursos para atender o máximo de empresas possíveis da cadeia de ferramentaria e assim melhorar as condições de competitividade do setor no país.

Foto: Adonis Guerra/SMABC

“O objetivo do Sindicato é que os recursos do Rota 2030 impulsionem os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mas também promovam a qualificação profissional dos trabalhadores e da gestão, principalmente os companheiros de empresas menores e com menores chances de acessarem estas ferramentas”.

Apesar das críticas ao Rota 2030, o dirigente frisou que é preciso aproveitar ao máximo as condições disponíveis para qualificar melhor os trabalhadores. “Esperávamos um programa mais robusto, porém num momento em que temos poucas fontes de fomento, essa é uma importante ferramenta estratégica e temos que valorizá-la para que ela atinja o objetivo. É necessário que as empresas entendam a importância de ter um trabalhador mais qualificado, isso impacta no resultado final da produção”.

Ao longo do workshop, os participantes foram divididos em salas de trabalho para apresentar suas demandas internas do dia a dia no chão de fábrica e conhecer os cursos disponíveis. Serão oferecidos em parceira com o Senai mais de 40 cursos na área de ferramentaria com foco em operação, Indústria 4.0 e gestão nas modalidades online e semipresencial. O lançamento do programa ocorrerá no dia 15 abril e mais informações estarão no site rota2030.fundep.ufmg.br.

No mesmo site, as empresas interessadas podem responder a pesquisa que está sendo feita para traçar um diagnóstico real e atualizado do segmento de ferramentaria no Brasil. As informações serão utilizadas para oferecer soluções mais adequadas a realidade do setor.