Sindicato apresenta proposta aos trabalhadores na Mercedes
Foto: Adonis Guerra
Em assembleias na porta da fábrica ontem, dia 2, o Sindicato apresentou aos trabalhadores na Mercedes a proposta discutida com a empresa com o objetivo de preservar os empregos.
Até o fechamento desta edição, a votação em urna ainda estava em andamento. O início da apuração estava marcado para às 21h.
O secretário-geral da CUT e CSE na Mercedes, Sérgio Nobre, explicou o cenário de queda de produção de quase 50% em relação ao ano passado, com a alegação da montadora de excedente de 2 mil trabalhadores e a demissão de 500 companheiros.
“A negociação foi dificultada pela incerteza em relação à continuidade desta queda na produção, a decisão da matriz de não carregar o custo sozinha e a recusa da empresa em discutir a situação dos acampados”, afirmou.
“O Sindicato entendeu que a proposta foi construída com muita responsabilidade. O voto em urna é para que cada trabalhador vote pela sua própria consciência”, explicou.
O vice-presidente dos Metalúrgicos do ABC e CSE na Mercedes, Aroaldo Oliveira da Silva, ressaltou também que medidas como o layoff não tem sido suficientes para administrar o excedente.
“A solução seria a retomada da produção e a previsão é que, se ocorrer, a melhora seja a partir de julho de 2016. O desafio é atravessar esse período sem demissões”, contou.
O dirigente defendeu a implantação do Programa de Proteção ao Emprego, o PPE. “Existe a expectativa do anúncio pelo governo federal para ter mais um mecanismo de manutenção dos empregos na base”, disse.
Acompanhe mais informações pelo site e facebook do Sindicato.
Da Redação.