Sindicato apresenta resultados das negociações com a Toyota

Sindicato apresentou ainda o aumento no valor do bônus de permanência e o espelhamento do acordo para o Centro de Distribuição de Peças de Porto Feliz

Os trabalhadores na Toyota, em São Bernardo, aprovaram em assembleias ontem a renovação do acordo do REP (Relógio Eletrônico de Ponto), jornada, contratos determinados e a reabertura do PDV (Plano de Demissão Voluntária). Além dos acordos, o diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, apresentou o aumento no valor do bônus de permanência e o espelhamento do acordo de São Bernardo para a unidade CDP (Centro de Distribuição de Peças), em Porto Feliz.

“Nas negociações, temos assegurado que os companheiros e companheiras que serão transferidos para as demais unidades terão condições muito semelhantes às de São Bernardo em termos de garantias e direitos”, destacou.

O valor do bônus de permanência será pago também aos trabalhadores com contratos determinados. Já o espelhamento do acordo contempla os trabalhadores que serão transferidos ao CDP, que não é representado por um sindicato de metalúrgicos.

“Os Metalúrgicos de Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz já possuem acordos semelhantes e agora essa unidade terá condições equivalentes, tais como jornada de 40 horas, estabilidade para doença ocupacional e acidente de trabalho dos transferidos de Sorocaba, valor da PLR e demais cláusulas”, explicou.

A Toyota anunciou o fechamento em São Bernardo em abril do ano passado. O Sindicato esgotou todas as possibilidades na tentativa de reverter a decisão. Em junho de 2022, os trabalhadores aprovaram o acordo que envolve as condições de transferência e a abertura do PDV.

“O Sindicato continua acompanhando e debatendo os pontos de interesse dos trabalhadores na Toyota, independente da decisão equivocada da empresa de fechar a planta de São Bernardo, com previsão para novembro deste ano”, concluiu Wellington.