Sindicato articula acesso a crédito empresarial e reconversão industrial com universidades, Agência e Consórcio
Para dar andamento às medidas emergenciais de enfrentamento à crise sanitária e econômica causada pelo novo coronavírus, representantes dos Metalúrgicos do ABC se reuniram na última quinta-feira, 9, com instituições de ensino superior da região por meio de videoconferência. O encontro foi realizado pelo Grupo Técnico Universidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e contou com participação da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
Além de definir ações conjuntas, as instituições finalizaram os documentos enviados aos governos federal e estadual, assinado por sindicatos, prefeitos e entidades de classe, com propostas como linha de crédito para as empresas e a reconversão industrial.
De acordo com o secretário-geral do Sindicato e vice-presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, um dos principais objetivos da conversa com as universidades foi articular meios de colocar em prática a reconversão industrial proposta e defendida pelo movimento sindical.
“Estamos trabalhando firmemente junto ao Consórcio, à Agência e agora às universidades para viabilizar a reconversão das indústrias. Inclusive, depois de toda a pressão, já existem linhas de crédito disponíveis para isso. As instituições de ensino se comprometeram a mapear o parque industrial disponível e detalhar o que é necessário para que as empresas possam, de fato, produzir os insumos hospitalares”.
O dirigente também destacou a urgência da liberação imediata de crédito. “Cobramos que é essencial que o crédito anunciado pelo governo de fato chegue às empresas, já que muitas não estão conseguindo acessá-lo”.
Durante o encontro também foram discutidas ações sobre economia produtiva no pós-pandemia, apoio psicológico, consultoria econômica para micro, pequenos e médios empresários e apoio às comunidades vulneráveis.