Sindicato bota bloco na rua

Foto: Edu Guimarães

A chuva rápida na tarde de sábado, 10, não intimidou os foliões do bloco BoraLá! que saíram da Sede, por volta das 16 horas, em desfile pela rua Marechal Deodoro. Acompa­nhados por músicos com ins­trumentos de sopro e artistas fantasiados sobre pernas de pau, os integrantes desfilaram cantando a marchinha tema do bloco que dizia “Aqui tem luta, tem alegria” e pedia “Fora Temer!”.

A atividade que atraiu tra­balhadores e familiares para uma tarde de confraterniza­ção, alegria e reflexão retoma a tradição dos Metalúrgicos do ABC de cair na folia sem­pre com alguma forma de protesto. “O Carnaval é um símbolo de resistência e de luta e nesse momento o Sin­dicato junta as duas coisas”, destacou o secretário-geral, Aroaldo Oliveira da Silva.

O estacionamento da Sede, onde começou a festa, foi tomado por confetes, serpen­tinas e samba de roda.

As músicas de protesto ficaram por conta do Levante Popular da Juventude que cantou e tocou marchinhas e paródias em defesa da de­mocracia.

Eureca pede respeito à diversidade

Foto: Adonis Guerra

Na tarde da sexta-feira, 9, o grito que ecoou pelas ruas do centro de São Bernardo foi o da diversidade, respeito e igualdade entoado pelo tra­dicional bloco Eu Respeito o Estatuto da Criança e do Ado­lescente, o Eureca, que desfila na cidade há 26 anos.

Conduzido pela bateria for­mada pelos integrantes do Projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco reuniu de­zenas de crianças, jovens e apoiadores que dialogaram com a população por meio de faixas e da marchinha que dizia: “Seu julgamento para mim não é sentença/ Eu exalto o valor do meu gênero e cor/ Me ensinaram que esse estado é de direito/ Sendo assim eu não lhe peço/ Eu exijo seu respeito!”.

Da Redação.