Sindicato bota bloco na rua
Foto: Edu Guimarães
A chuva rápida na tarde de sábado, 10, não intimidou os foliões do bloco BoraLá! que saíram da Sede, por volta das 16 horas, em desfile pela rua Marechal Deodoro. Acompanhados por músicos com instrumentos de sopro e artistas fantasiados sobre pernas de pau, os integrantes desfilaram cantando a marchinha tema do bloco que dizia “Aqui tem luta, tem alegria” e pedia “Fora Temer!”.
A atividade que atraiu trabalhadores e familiares para uma tarde de confraternização, alegria e reflexão retoma a tradição dos Metalúrgicos do ABC de cair na folia sempre com alguma forma de protesto. “O Carnaval é um símbolo de resistência e de luta e nesse momento o Sindicato junta as duas coisas”, destacou o secretário-geral, Aroaldo Oliveira da Silva.
O estacionamento da Sede, onde começou a festa, foi tomado por confetes, serpentinas e samba de roda.
As músicas de protesto ficaram por conta do Levante Popular da Juventude que cantou e tocou marchinhas e paródias em defesa da democracia.
Eureca pede respeito à diversidade
Foto: Adonis Guerra
Na tarde da sexta-feira, 9, o grito que ecoou pelas ruas do centro de São Bernardo foi o da diversidade, respeito e igualdade entoado pelo tradicional bloco Eu Respeito o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Eureca, que desfila na cidade há 26 anos.
Conduzido pela bateria formada pelos integrantes do Projeto Meninos e Meninas de Rua, o bloco reuniu dezenas de crianças, jovens e apoiadores que dialogaram com a população por meio de faixas e da marchinha que dizia: “Seu julgamento para mim não é sentença/ Eu exalto o valor do meu gênero e cor/ Me ensinaram que esse estado é de direito/ Sendo assim eu não lhe peço/ Eu exijo seu respeito!”.
Da Redação.