Sindicato busca apoio em defesa do emprego no ABC
(Foto: Adonis Guerra)
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, e o vice-presidente, Aroaldo Oliveira da Silva, estiveram ontem em reunião com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, para debater os reflexos da crise econômica do Brasil na região do ABC.
“Foi uma conversa muito positiva, já que o secretário se mostrou bastante sensível às dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e os riscos de agravamento do cenário, com as ameaças de demissões na Mercedes”, contou o presidente.
Rafael relatou ao secretário a situação de empresas que estão demitindo trabalhadores, outras com pedidos de falência e recuperação judicial. “Avaliamos que o governo do Estado poderia ajudar a encontrar uma saída, com uma alternativa política para atravessarmos esse momento”, afirmou.
Segundo o presidente, todo esforço deve ser feito para garantir a manutenção dos
empregos em uma região que ainda é o maior polo automotivo do Brasil. “Pedimos ao secretário que seja o mediador de um encontro com o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós”, completou.
O vice-presidente, Aroaldo Oliveira da Silva, relatou as dificuldades enfrentadas pela representação dos trabalhadores na Mercedes, em São Bernardo, nas negociações para evitar as demissões em massa que a montadora alega ter que fazer. “Seria importante, neste momento, um gesto do governador para que a Mercedes se convença da importância de manter os companheiros na fábrica”, disse.
O secretário, José Luiz Ribeiro, reconheceu a urgência do pedido do Sindicato e se comprometeu a ajudar: “podem contar comigo”, garantiu.