Sindicato começa campanha de arrecadação às vítimas das chuvas no litoral paulista e ABC
Sede, Regionais e CSEs nas fábricas recebem alimentos não perecíveis e outros itens. Doações em dinheiro podem ser feitas via PIX
Os Metalúrgicos do ABC iniciam hoje a campanha de arrecadação em solidariedade às vítimas das chuvas, que causaram alagamentos e desabamentos, no litoral paulista desde o último sábado, dia 18. A ação foi aprovada por unanimidade em reunião da Diretoria Plena ontem na Sede. Até o fechamento desta edição da Tribuna, a Defesa Civil confirmava 49 mortes, cerca de 50 pessoas desaparecidas e mais de 3.500 desabrigadas.
No ABC, a Prefeitura de Mauá decretou estado de emergência após desmoronamento de um muro de proteção de uma garagem de ônibus que deixou três pessoas feridas e uma morta na terça-feira, dia 21. Em Diadema, um muro desabou sobre um carro em movimento no bairro Eldorado. Felizmente, não há vítimas.
“Quero saber o que podemos fazer por todos e todas que precisam de nós agora”, chamou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.
“Quero chamar atenção, em especial, para a situação das mulheres que é ainda pior. Vamos supor que arrecademos um quilo de feijão, óleo, açúcar, macarrão, por exemplo, mas ninguém traz absorventes nem roupa íntima descartável, que são itens básicos necessários para a mulher. Ninguém lembra. Por isso, peço em nome de toda a categoria que sempre foi solidária: é hora de nos levantarmos para salvar vidas e apoiar quem mais precisa”.
Segundo Moisés, tanto a categoria quanto a sociedade têm que praticar a solidariedade. “Quando vemos aquelas imagens da lama em cima das casas a primeira coisa que penso é ‘E se fosse um de nós?’ Como iriamos reagir ao ver a nossa casa ou a de quem amamos cheia de lama?”, disse, emocionado.
“Então temos que nos colocar no lugar das pessoas que perderam tudo: casa, bens, famílias inteiras. Solidariedade é a gente se colocar no lugar de quem mais precisa”.
Ações conjuntas
Na manhã de ontem, Moisés conversou com a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a primeira-dama, Janja, para articulação de ações e apoio. A coordenadora da Comissão das Metalúrgicas do ABC, Maria do Amparo Ramos, e o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, serão os responsáveis pela ação.
“Somos um Sindicato Cidadão, que pensa além dos muros da fábrica, no próximo e, neste momento, nas companheiras que precisam do nosso apoio que estão sem condição nenhuma tanto no litoral quanto no ABC. Vamos fazer essa arrecadação chegar até quem mais precisa, doe o que puder. É, mais uma vez, hora de ser solidário e não soltar a mão de ninguém”, disse Amparo.
Como ajudar
As arrecadações podem ser feitas na Sede, nas Regionais Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e nas fábricas por meio dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresas).
O primeiro drive-thru acontecerá sábado, dia 4 de março, na Sede. Além de fazer as doações de produtos, quem preferir colaborar com um valor em dinheiro pode fazer um PIX (confira ao lado). Todo o valor arrecadado será revertido para a compra de produtos de higiene básica às mulheres vítimas das chuvas.
O que doar
• Material de limpeza: saco de lixo, detergente, álcool 70%, desinfetante, cloro, sabão em pó, esponja, vassoura, rodo, pano de chão e balde.
• Produtos de higiene: pasta, escova de dentes, sabonete e papel higiênico. Para as mulheres: absorventes e calcinhas descartáveis.
• Água potável.
• Alimentos não perecíveis.
• Roupas, fraldas, sapatos e roupas de cama e banho, além de cobertores, mantas e colchões.