Sindicato conquista na justiça mesa de negociação para discutir futuro da Toyota

Decisão também assegurou pagamento dos dias parados. Trabalhadores aprovaram retorno ao trabalho

Foto: Adonis Guerra

Em assembleia na manhã de ontem com os trabalhadores na Toyota, o Sindicato comunicou a determinação da Justiça do Trabalho para que seja aberta uma mesa de negociação com o objetivo de discutir a viabilidade da planta em São Bernardo. Durante a assembleia, os trabalhadores também aprovaram o retorno ao trabalho.

A decisão foi tomada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) em audiência conciliadora realizada na última sexta-feira, 8, com representantes dos Metalúrgicos do ABC e da montadora. O julgamento realizado no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) ocorreu porque a empresa entrou na justiça contra a mobilização dos trabalhadores iniciada logo após a entrega do aviso de greve, no dia 6.

Foto: Adonis Guerra

Além de garantir a abertura para discussão sobre as possibilidades de manter a fábrica na região, o Sindicato também assegurou, junto à justiça, que os dias de paralisação não sejam descontados dos salários.

Vitória

Para presidente do Sindicato, Moisés Selerges, a decisão significa uma vitória nessa primeira fase da luta.  “Podemos considerar que saímos vitoriosos. Queremos agora ter nessa mesa de negociação a participação de representantes do município, do estado, e o acompanhamento da Justiça do Trabalho. São cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos que estão em risco com essa decisão de fechamento da empresa”, destacou.

Foto: Adonis Guerra

Postura coerente

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, ressaltou que a decisão enaltece a postura do Sindicato.

“A justiça reconhece que o Sindicato é coerente nas suas propostas e que a empresa tem sido intransigente. Buscamos discutir a viabilidade da empresa, não estamos pedindo nada de mais. O Sindicato sempre buscou a negociação e a Toyota não abre espaço para discussão, diferente de todo o histórico que ela tem”, lembrou o dirigente.

Foto: Adonis Guerra

Governo do Estado

Ainda na manhã de ontem, a direção do Sindicato se reuniu com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Na ocasião, os Metalúrgicos do ABC convidaram a Secretaria a integrar o Grupo de Trabalho que discutirá a viabilidade da Toyota na cidade, que se dispôs a participar.

No final da tarde houve reunião com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando. Confira mais informações na próxima edição da Tribuna.

Foto: Adonis Guerra

Familiares juntos na luta

Na manhã da sexta-feira, 8, os trabalhadores realizaram uma mobilização junto aos seus filhos, esposas e esposos, na portaria da empresa. A atividade, convocada pelo Sindicato, teve por objetivo chamar a atenção da sociedade, sensibilizar a direção da montadora e integrar os familiares na luta pela manutenção da planta em São Bernardo.

Integrantes da direção da FUP (Federação Única dos Petroleiros) estiveram presentes para prestar solidariedade.  A categoria está em constante processo de mobilização, devido à insistência do governo federal no sentido de privatizar a Petrobras.

Reunião com CEO América Latina

Logo após a mobilização, representantes de Sindicato se reuniram com o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue. Segundo os dirigentes, na conversa a empresa não apresentou alternativas ao anúncio de fechamento.