Sindicato convida toda a categoria para o evento de 1º de Maio no Paço Municipal de São Bernardo

Organizado por 23 sindicatos da região, atividade contará com shows musicais, espaço kids e barracas de comidas e bebidas a preços populares

A celebração do Dia do Trabalhador no ABC volta com força total em 2025, marcando os 100 anos de lutas e conquistas da classe trabalhadora. O evento será realizado no Paço Municipal de São Bernardo, a partir das 10h.

Entre as atrações musicais confirmadas estão Belo, MC Hariel, Pixote e Tiee, além de artistas da região como Alex Rocha (o Gordinho da Pisada), Samba de Luz, Samba da Praça, Samba e Amigos, Forró Alto Nível e Grupo Razão.

Estão confirmadas também as presenças de lideranças sindicais, políticas e de movimentos sociais que seguem na linha de frente das lutas da classe trabalhadora. Entre elas, os ministros do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. Um dos diferenciais deste ano será a alternância entre as falas das lideranças e as atrações musicais ao longo do dia, sem intervalos longos.

Para atender a todos os públicos, o evento contará com espaço kids coberto e barracas de comidas e bebidas a preços acessíveis, além de uma área dedicada à comercialização de alimentos.

Foto: Adonis Guerra

O diretor administrativo dos Metalúrgicos do ABC, Wellington Messias Damasceno, destacou a importância da data. No Brasil, o Dia do Trabalhador é celebrado oficialmente desde 1925.

“Esta é uma data importante para toda a classe trabalhadora. É um momento de reflexão sobre as conquistas e avanços e, especialmente neste período, sobre os desafios diante das mudanças no mundo do trabalho”, afirmou.

“Com as novas tecnologias, a transição energética e a uberização, é hora de pensar e debater a organização, as pautas e as demandas dos trabalhadores para os próximos anos”, completou.

Trabalhador no centro do debate

“Além de reforçar as pautas já existentes, o evento convida os trabalhadores e trabalhadoras a refletirem sobre o protagonismo da classe trabalhadora e a importância de manter a organização diante dos desafios futuros no mundo do trabalho”, reforçou ainda o dirigente.

Wellington lembrou que são 23 sindicatos envolvidos na organização do evento, buscando fortalecer a união entre categorias. “Nosso objetivo é promover não apenas uma festa, mas também um momento de reflexão sobre o verdadeiro significado do Dia do Trabalhador e as nossas bandeiras de luta”.

Bandeiras de Luta

As principais pautas defendidas este ano pela classe trabalhadora são: isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil; isenção do IR sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados); redução da jornada de trabalho sem redução salarial; fim da escala 6×1; redução da taxa de juros e igualdade salarial entre homens e mulheres.

Limpeza e sustentabilidade

Durante o evento, uma cooperativa de catadores atuará no recolhimento de latinhas, garantindo a limpeza do espaço e promovendo geração de renda para os cooperados.

Entrada solidária

A entrada será solidária: a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Fundo de Solidariedade de São Bernardo e a entidades sociais da região do ABC.