Sindicato convoca assembleia contra demissões na Arteb

O Sindicato convoca todos os trabalhadores na Arteb, em São Bernardo, para as­sembleia amanhã, às 14h, na portaria da fábrica. Em pauta, as 370 demissões feitas pela empresa e pedido de recupe­ração judicial – pela falta de crédito para saldar dívidas com fornecedores, bancos e impostos.

“A Arteb agiu de forma uni­lateral sem negociar com a representação dos trabalha­dores e o Sindicato sobre essa drástica decisão”, afirmou o diretor executivo dos Meta­lúrgicos do ABC José Paulo da Silva Nogueira, o Zé Paulo.

 

Segundo o dirigente, os anúncios pegaram de surpresa o CSE na Arteb. “Mesmo com a baixa atividade econômica do País, isso não é desculpa para demitir em massa. Inclu­sive no mesmo momento em que várias empresas na base estão aderindo ao Programa de Proteção ao Emprego, o PPE”, disse.

“Mesmo sabendo que a Ar­teb, por conta de suas dívidas, não poderia estar no Progra­ma, outras medidas similares, de proteção ao emprego pode­riam ter sido discutidas com o Sindicato. Por que a Arteb não procurou os Metalúrgi­cos do ABC para buscar este caminho, então?”, questionou Zé Paulo.

Durante a assembleia, se­rão determinados os encami­nhamentos de luta. “Os traba­lhadores devem ser tratados com respeito por tudo que já fizeram pela fábrica porque, da forma como aconteceu, só receberam desrespeito e desprezo”, concluiu o diretor.