Sindicato debate alternativas de plano médico com aposentados e ex-trabalhadores na Volks

O Sindicato realizou na manhã de ontem, na Sede, plenária com ex-trabalhadores na Volks para apresentar e tirar dúvidas sobre as duas alternativas de plano médico negociada com a fábrica.

Foto: Adonis Guerra

Esses trabalhadores são na maioria aposentados que mantêm o plano e aqueles que já saíram da montadora e têm direito a utilização do benefício por dois anos.

O diretor administrativo do Sindicato e representante na Volks, Wellington Messias Damasceno, explicou que os Metalúrgicos do ABC têm pautado essa discussão devido aos sucessivos aumentos ao longo dos últimos anos que tornaram o valor do plano de saúde atual inviável. “Depois de tanta dedicação, o trabalhador, com sua aposentadoria, não consegue manter o plano diante dos valores exorbitantes que são cobrados”.

 “O Sindicato segue buscando alternativas para os trabalhadores, tanto para aqueles que estão na ativa, como para os que já saíram da empresa, mas continuam metalúrgicos. Temos buscado o tempo todo negociar as condições desses trabalhadores. Isso vale para o plano médico ou para qualquer outra demanda”, reforçou.

Foto: Adonis Guerra

O representante da Comissão de Fábrica na Volks, Charles Aurélio Jesus de Lima, o Tuiuiú, criticou os altos preços dos planos e a falta de política voltada à saúde pública.

“Nós consideramos os reajustes abusivos e impraticáveis no Brasil e buscamos a fábrica para que essa dor seja menor no bolso do trabalhador aposentado. Sabemos que o estado precisa dar assistência à saúde, mas com 49 milhões de beneficiários nos planos de saúde fica impossível uma melhora no SUS, haja vista que o atual governo não investe em saúde pública”.

Gratuidade de 12 meses

Os trabalhadores e seus dependentes que optarem pela mudança terão um ano de convênio pago pela Volks e começam a pagar o valor a partir do 13º mês. Quem optar pela migração, não poderá retornar ao plano anterior, conforme regras da ANS. 

Plantão na Sede

Representante dos convênios apresentados como opção estão de plantão no Sindicato até o dia 24 deste mês, no térreo, em horário comercial, para atender os interessados.