Sindicato debate desafios da indústria com Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Na última segunda-feira, 8, os Metalúrgicos do ABC participaram de uma discussão com representantes de montadoras e prefeitos sobre os desafios da indústria na região. O debate foi sugerido pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e diretor executivo do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, com o objetivo de aproximar as empresas do poder público.
“Nossa proposta é aproximar mais as ações das montadoras das ações realizadas pelas prefeituras. Os representantes das empresas apresentaram uma análise da atual conjuntura, os desafios e as perspectivas que eles estão avaliando para o futuro”.
A principal pauta das montadoras é a liberação, pelo governo do estado, de um saldo de R$ 6 bilhões em créditos de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das montadoras do estado para investir em ferramentarias, por meio do programa Pró-Ferramentaria.
“Abordamos os projetos que estão em andamento, principalmente os que envolvem o governo do estado e a questão dos créditos do ICMS. Debatemos o Pró-Ferramentaria, o Pró-Veículo e o Pró-Ativo, que usam os créditos do ICMS. Além disso, destacamos o compromisso dos prefeitos da região para pressionar o governo do estado a ter de volta esses créditos para poder investir nas plantas da região e na cadeia produtiva”, explicou Aroaldo.
“Não podemos perder a importância e o simbolismo da indústria automotiva para a região, assim como toda a sua cadeia produtiva”, completou o dirigente.
Participaram do encontro representantes da Volks, Toyota, Scania, Mercedes e GM, além do vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).