Sindicato debate papel das redes sociais para restaurar o diálogo no Brasil

Janine

(Fotos: Edu Guimarães)

Para discutir a importân­cia da comunicação na vida das pessoas e a re­lação com a sociedade por meio das mídias sociais, o Sindicato organizou ontem a oficina “Cul­tura Digital – Redes, Mídias Di­gitais e Tendências Tecnológicas”.

“Não dá mais para pensar a sociedade sem comunicação. Há 50 anos a sociedade era pensada a partir da economia. Hoje a co­municação é fator fundamental e todas as mudanças exigem que a gente considere, saiba utilizar e dialogar para fora de um grupo fechado”.

A afirmação é de Renato Janine Ribeiro, professor titular da Universidade de São Paulo e ex-ministro de Educação em 2015, que fez uma reflexão sobre a vida cotidiana e o mundo digital.

O professor defendeu a importância de restaurar o diálogo no Brasil. “Só se tem diálogo para valer com pessoas diferentes. Ter li­berdade de expressão para quem pensa igual a mim é muito fácil. O desafio é como recompor o diálogo”, disse. “A coisa mais rica que temos na comunicação hoje é a possibilidade de sair do seu espaço”, prosseguiu.

Ele também destacou a ne­cessidade de quebrar o discurso da direita de desqualificação dos projetos de melhoria de vida dos brasileiros, contra a miséria, a favor da igualdade de oportuni­dades, da educação e da cultura.

Rafael

“Temos que desconstruir esse discurso e uma das ferramentas é trabalhar a comunicação digital com as novas possibilidades que nos dão de enfrentar os grandes monopólios. É importante fazer esse debate e definir os próximos passos decisivos para o País ser melhor para todos”, afirmou.

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, ressaltou a impor­tância das redes sociais para enfrentar as ameaças de retirada de direitos e conquistas históricas dos trabalhadores.

Sanches

“Têm grupos que querem esvaziar a política. A forma de reverter isso é desenvolver a inteligência na produção de ideias e atividades”, alertou.

“É importante se apropriar das ferramentas e isso dará uma estatura maior para o trabalho que o Sindicato realiza na base. É fundamental estarmos preparados para fazer a luta que leva à justiça social em um esforço coletivo”, afirmou.

O diretor de Comunicação do Sindicato, Valter Sanches, lembrou que a comunicação é um dos eixos prioritários que norteiam a atuação dos Metalúrgicos do ABC. “O objetivo é ajudar a usar melhor os instrumentos de mídia digital para melhorar a comunicação com a base e com o conjunto da sociedade”, disse.

“Temos que entender esse processo que está mudando rapidamente e que é determinante para a sociedade. Como a internet afeta as relações, o processo produtivo e os postos de trabalho”, completou.

Mobilização

Na parte da tarde, foi realiza­da a oficina prática do uso das redes sociais. O diretor executivo da TVT, Maurício Júnior, destacou os instrumentos de estratégias e mobilização em rede. Em seguida, Lino Bocchini, da Entrelinhas, falou sobre Facebook, Twitter e WhatsApp.

Lino

 

Maurício

 

“É difícil convencer as pessoas sobre a importância do What­sApp. É impressionante porque todo mundo passa o dia no apli­cativo, seja por motivos pessoais ou profissionais, mas ninguém investe”. Reforçou.

“É onde está sendo feita uma disputa de narrativa de comu­nicação, é o lugar onde se disse­minam os boatos, mas também o lugar que temos para espalhar as informações que queremos transmitir”, concluiu.

Da Redação