Sindicato defende escolha dos caça suecos para desenvolver a região

 (Foto: Per Kustvik)

Desde 2010, os Metalúrgicos do ABC defendem a escolha dos caças suecos pelo governo brasileiro por ser a melhor proposta que assegura produção, empregos e transfe-rência de tecnologia para o País. Investigações recentes contra a escolha dos caças ameaçam o desenvolvimento do projeto e a vinda da fábrica para São Bernardo.

“O projeto dos caças Gripen significa empregos de alta qualificação e é fundamental para o desenvolvimento da alta tecnologia nacional”, destacou o vice-presidente do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva.

Além disso, também abre a oportunidade de desenvolvimento do setor de Defesa no Brasil. “Temos o setor automotivo consolidado na região. Ao incentivar a diversificação da produção das empresas, o objetivo é fortalecer as indústrias e os empregos aqui no ABC”, continuou.

A inovação é outro item inserido no projeto da indústria aeroespacial. “Os Metalúrgicos do ABC defendem que a região seja um centro de inovação. Temos universidades que podem oferecer cursos de graduação e pós-graduação na área de Defesa”, disse.

“Os trabalhadores precisam estar capacitados para poder absorver essa inteligência com cursos avançados que auxiliem o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva”, prosseguiu.

O vice-presidente do Sindicato ressaltou ainda a importância do projeto para a retomada do crescimento econômico e dos empregos no País.

“Neste momento de cr os Metalúrgicos do ABC devem continuar com o papel protagonista na luta por medidas para alavancar o desenvolvimento do Brasil. Fazer do ABC um polo de Defesa e consolidar essa indústria na região”, avaliou.

“O ABC tem empresas, trabalhadores qualificados, universidades e tecnologia para atender a demanda da área de Defesa, que crescerá nos próximos anos”, concluiu.

A compra dos 36 caças Gripen NG foi assinada pela Força Aérea Brasileira, a FAB, em outubro de 2014. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019 e a última, em 2024. O investimento total será de aproximadamente R$ 13 bilhões.

Os supersônicos são aeronaves que voam acima da velocidade do som, ou seja, a mais de 1.255 km/h. O modelo Gripen NG da Saab pode atingir 4 mil km/h. Quando entrar em serviço na FAB, será o único caça do hemisfério sul capaz de voar a velocidades supersônicas por longas distâncias.

Da Redação