Sindicato defende laboratório de testes de impacto automotivos

O prefeito Luiz Marinho e o presidente do Sindicato, Rafael Marques, durante a assinatura do convênio com o Instituto Mauá

O presidente do Sindicato, Rafael Mar­ques, esteve em Bra­sília para defender a criação do laboratório de testes de impacto automotivos do Par­que Tecnológico em São Bernardo junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.  

O projeto é fruto de um convênio assi­nado entre a Prefeitura da cidade e o Instituto Mauá. “É muito impor­tante para o ABC abri­gar um espaço como este, tanto para a segu­rança veicular quanto para desenvolvimento de projetos especiais para o setor automoti­vo”, afirmou Rafael.

Segundo ele, a fal­ta de um laboratório de testes independente no Brasil impede que a legislação do setor melhore. “Hoje, os téc­nicos são obrigados a viajar ao exterior para checar os testes de impacto, mesmo dos veículos produzidos no Brasil”, explicou.

“Se tivéssemos um laboratório local pode­ríamos aperfeiçoar nos­sas normas de seguran­ça e estaríamos mais de acordo com a nossa posição de 5º produtor mundial de veículos”, lembrou o presidente do Sindicato.

Além disso, ele destacou que um labo­ratório deste nível con­tribuiria para o desen­volvimento de novos produtos automotivos no País.

“O sistema de air bags, por exemplo, que a partir de 2014 será obrigatório em todos os veículos do País, foram desenvolvidos após testes de impacto realizados em labora­tórios como este”, lembrou Rafael.

Inovar-Auto

O dirigente salien­tou ainda o fato de a região ser o mais importante complexo automotivo do País e ter mão de obra espe­cializada no setor.

“Temos todas as condições de desen­volver projetos apro­veitando a capacidade dos trabalhadores e im­pulsionados pelo novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto”, defendeu.

Para Rafael, o Ino­var-Auto poderia in­corporar a criação do laboratório de testes do Parque Tecnológico, por meio dos incen­tivos que o programa prevê em pesquisa e desenvolvimento.

O que é o laboratório de testes de impacto?

O laboratório de testes de impacto au­tomotivos é um local destinado para simu­lações como colisões, capotamentos, testes de freio, sistemas de air bags, etc.

Todas as monta­doras de veículos são obrigadas a realizar es­tes testes com seus mo­delos, para verificar a in­tensidade dos impactos sobre os passageiros e assim desenvolver os sistemas de segurança dos veículos.

Os técnicos do Departamento Nacio­nal de Trânsito, o De­natran, verificam os testes e atestam se o automóvel se enquadra às normas de seguran­ça e, portanto, pode ser vendido no Brasil.

Quando aprova­ dos os veículos rece­bem o CAT, certificado de adequação à legisla­ção de trânsito.

Até 2012, as fa­bricantes de veículos eram responsáveis pe­los testes e apresen­tavam os resultados sempre que acionadas pelo Denatran.

A partir do ano passado, a legislação passou a exigir a pre­sença de agentes do Denatran durante os testes para emitir o CAT.

No Brasil, apenas a Volks e a GM pos­suem laboratórios de testes de impacto, mas são privados.

Por isso, o con­vênio assinado entre a prefeitura e o Insti­tuto Mauá representa a criação do primeiro laboratório de testes automotivos de cará­ter independente do País.

 

Da Redação