Sindicato defende laboratório de testes de impacto automotivos
O prefeito Luiz Marinho e o presidente do Sindicato, Rafael Marques, durante a assinatura do convênio com o Instituto Mauá
O presidente do Sindicato, Rafael Marques, esteve em Brasília para defender a criação do laboratório de testes de impacto automotivos do Parque Tecnológico em São Bernardo junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
O projeto é fruto de um convênio assinado entre a Prefeitura da cidade e o Instituto Mauá. “É muito importante para o ABC abrigar um espaço como este, tanto para a segurança veicular quanto para desenvolvimento de projetos especiais para o setor automotivo”, afirmou Rafael.
Segundo ele, a falta de um laboratório de testes independente no Brasil impede que a legislação do setor melhore. “Hoje, os técnicos são obrigados a viajar ao exterior para checar os testes de impacto, mesmo dos veículos produzidos no Brasil”, explicou.
“Se tivéssemos um laboratório local poderíamos aperfeiçoar nossas normas de segurança e estaríamos mais de acordo com a nossa posição de 5º produtor mundial de veículos”, lembrou o presidente do Sindicato.
Além disso, ele destacou que um laboratório deste nível contribuiria para o desenvolvimento de novos produtos automotivos no País.
“O sistema de air bags, por exemplo, que a partir de 2014 será obrigatório em todos os veículos do País, foram desenvolvidos após testes de impacto realizados em laboratórios como este”, lembrou Rafael.
Inovar-Auto
O dirigente salientou ainda o fato de a região ser o mais importante complexo automotivo do País e ter mão de obra especializada no setor.
“Temos todas as condições de desenvolver projetos aproveitando a capacidade dos trabalhadores e impulsionados pelo novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto”, defendeu.
Para Rafael, o Inovar-Auto poderia incorporar a criação do laboratório de testes do Parque Tecnológico, por meio dos incentivos que o programa prevê em pesquisa e desenvolvimento.
O que é o laboratório de testes de impacto?
O laboratório de testes de impacto automotivos é um local destinado para simulações como colisões, capotamentos, testes de freio, sistemas de air bags, etc.
Todas as montadoras de veículos são obrigadas a realizar estes testes com seus modelos, para verificar a intensidade dos impactos sobre os passageiros e assim desenvolver os sistemas de segurança dos veículos.
Os técnicos do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, verificam os testes e atestam se o automóvel se enquadra às normas de segurança e, portanto, pode ser vendido no Brasil.
Quando aprova dos os veículos recebem o CAT, certificado de adequação à legislação de trânsito.
Até 2012, as fabricantes de veículos eram responsáveis pelos testes e apresentavam os resultados sempre que acionadas pelo Denatran.
A partir do ano passado, a legislação passou a exigir a presença de agentes do Denatran durante os testes para emitir o CAT.
No Brasil, apenas a Volks e a GM possuem laboratórios de testes de impacto, mas são privados.
Por isso, o convênio assinado entre a prefeitura e o Instituto Mauá representa a criação do primeiro laboratório de testes automotivos de caráter independente do País.
Da Redação