Sindicato defende mais contratação de mulheres


Foto: Rossana Lana / SMABC

A luta pelo au­mento da contratação de mulheres em toda categoria, em todos os postos de traba­lho e, principalmente, nos cargos de chefia, é uma das principais bandeiras defendidas pelo Sindicato.

Essa foi uma das conclusões da reunião que a Comissão de Mulheres Metalúrgi­cas do ABC manteve com o presidente do Sindicato, Sérgio No­bre, na semana passa­da. No encontro foram debatidas as pautas das mulheres da cate­goria para este ano.

“Ainda somos 14% da base, porcen­tagem que pouco se alterou desde 1978”, disse Ana Nice Mar­tins (foto), diretora executiva do Sindicato e coordenadora da Co­missão. “Defendemos um mínimo de 30% de presença feminina em toda a nossa base”, reforçou.

Outros pontos de­batidos foram a ques­tão da formação espe­cífica para as mulheres, melhores condições de saúde, a ascensão em cargos de comando e os 180 dias de licença maternidade.

“A extensão da licença maternidade de 180 dias é uma con­quista das mulheres metalúrgicas do ABC. Nossa batalha agora é para aprovar a PEC dos 180 dias no Con­gresso”, destacou Ana Nice.

Todos esses as­suntos serão discu­tidos no Encontro Anual de Mulheres Metalúrgicas do ABC, que será realizado em abril, com a presença das mulheres da cate­goria e de debatedoras de fora do movimento sindical.

“Queremos expan­dir as nossas questões para toda a sociedade e também discutir as po­líticas públicas para as mulheres”, completou Ana Nice.

Da Redação